sexta-feira, 13 de março de 2015

5 maneiras para fazer o bebê parar de chorar

1. Embrulhe o bebê, formando um “pacotinho” bem firme
Ao contrário do que se imagina, recém-nascidos não se sentem confortáveis tendo os movimentos livres. Eles ainda não controlam braços e pernas, e os próprios gestos involuntários podem assustá- los. Nas primeiras semanas, escolha uma manta de tecido suave e envolva o bebê. Deixe o rosto dele livre, mas ajeite os bracinhos ao longo do corpo, deixando-os retos. Essa leve pressão contínua remete-o ao tempo em que estava bem protegido no útero da mãe. É o que basta para acalmá-lo e fazê-lo se sentir mais seguro.
2. Acomode-o de lado ou de bruços
Deitados em um espaço muito amplo, os bebês se sentem desamparados e com medo de cair. Para evitar essa sensação aterrorizante, coloque seu filho de bruços ou de lado, com as costas apoiadas em um rolinho (pode ser improvisado com uma toalha dobrada ou comprado já pronto em lojas de produtos infantis). É provável que, no carrinho ou no bebê-conforto, que são menores, ele se sinta melhor do que no berço. Mas atenção: não deixe o bebê sozinho nessas posições, pois ele ainda não consegue erguer a cabecinha e pode se sufocar. Na hora de dormir, o mais seguro é deitá-lo de costas.
3. Faça sons tranquilizadores
Pode parecer estranho, mas possivelmente seu bebê vai adorar o embalo do secador de cabelos ou do aspirador de pó. Esse ruído de “shhhhhhhh” forte remete ao som do sangue circulando pelo corpo da mãe, que o cercou durante toda a gestação. Se preferir, experimente fazer você mesma esse som constante e forte perto do ouvido do bebê por alguns instantes e confira o efeito.
4. Deixe-o sugar
Nada mais tranqüilizador para o bebê. O ato de sugar acalma e libera substâncias analgésicas. Se ele mama no peito, evite bicos e chupetas para não atrapalhar a amamentação. Caso não a machuque, deixe-o sugar o peito. Outra opção é oferecer o dedo mínimo, dobrado, para que ele brinque feliz.
5. Crie rotinas
Crises de choro antes de dormir podem ser prevenidas desde cedo com a adoção de uma rotina consistente. O bebê gosta de saber o que vai acontecer com ele, e a repetição lhe dá segurança. Ao levá-lo para dormir, reproduza invariavelmente o mesmo ritual e na mesma seqüência – mamada, troca de fraldas e canção de ninar, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário